A resposta do "Tajo" espanhol não tardou a chegar pela voz do "Presidente da Câmara Municipal de Talavera de la Reina, José Francisco Rivas, que considera que os regantes do transvase Tejo-Segura "estão raivosos" porque sabem que "as coisas têm que mudar", porque a actual situação de sobre exploração não é sustentável "de um ponto de vista minimamente racional" (EFE) - ABC.es.
E quando virão os políticos e os autarcas portugueses, a público e em força, levantar a voz para defender o Tejo e os seus afluente?
Até agora contam-se pelos dedos de uma mão aqueles que já o fizeram.
Estarão à espera que os planos de gestão da bacia hidrográfica estejam concluídos e encerrados para a próxima década e prontos a sujeitarem-se aos mínimos da actual Convenção de Albufeira que já o presidente do INAG aqui confessou que se "os espanhóis só mantiverem os mínimos, estamos fritos"?
Apelamos a todos os responsáveis políticos e cidadãos portugueses para levantarem a voz e denunciarem a negociata que o Governo espanhol prepara com os regantes do transvase Tejo-Segura, exigindo caudais ambientais que garantam o bom estado ecológico das águas em toda a bacia do Tejo em Portugal e Espanha.
O Tejo merece que façam sentir a voz dos nossos egrégios avós!
As notícias em Espanha para vossa informação.
Por el Tajo y por Talavera - La Tribuna de Talavera
Opinión de Miguel Ángel Sánchez
Rivas considera que en Levante están rabiosos porque presienten el cambio en la gestión del Tajo - Global Castilla La Mancha
Sem comentários:
Enviar um comentário