Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

INSCRIÇÕES NO VII CONGRESSO IBÉRICO DE PLANEAMENTO E GESTÃO DA ÁGUA - TEMÁTICAS SOBRE A BACIA HIDROGRÁFICA DO TEJO

Aproxima-se a realização da VII Congresso Ibérico de Planeamento e Gestão da Água organizada desde a Fundação Nova Cultura da Água em Talavera de la Reina, de 16 a 19 de Fevereiro de 2011, que já anunciámos aqui.
O programa completo pode ser consultado em: www.congresoiberico.org ou www.fnca.eu.
Trata-se de uma excelente oportunidade para o reencontro das organizações e movimentos ibéricos em defesa do Tejo e a reflexão sobre as questões respeitantes à gestão da água em geral e, em particular, sobre os problemas da bacia do Tejo.
A bacia do Tejo será especificamente abordada em quatro sessões plenárias e mesas-redondas de particular interesse:
* 16 de Fevereiro - Manhã - Conferência sobre "A gestão da água na demarcação internacional do Tejo: propostas e alternativas"
* 16 de Fevereiro - Tarde - Workshop sobre "Estado ecológico e programa de medidas da bacia do Tejo"
* 18 de Fevereiro - Tarde - Workshop sobre a "A convenção de Albufeira e a DQA: desafíos para a gestão conjunta das bacias luso-espanholas".
* 19 de Fevereiro - Manhã - Mesa Redonda "A interligação das bacias ibéricas com os critérios da DQA. Ensinamentos de três décadas de Transvase Tejo-Segura".
A inscrição tem uma quota de € 350, mas existe uma quota especial para os membros de ONGs e movimentos sociais de € 150, que inclui materiais, refeições e apoio.
Incentivamos todos os cidadão da bacia do Tejo a participar neste Congresso que se apresente como uma boa oportunidade para conhecimento das problemáticas da gestão da bacia do Tejo internacional e para o encontro dos movimentos ibéricos em defesa do Tejo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AS ETAR E O BOM ESTADO ECOLÓGICO DA ÁGUA DO TEJO

A leitura da notícia As novas ETAR e a qualidade ecológica - Setúbal na Rede - por Paula Chainho (Liga para a Protecção da Natureza) permite-nos compreender que apesar de "Nas últimas semanas a despoluição do estuário do Tejo foi notícia de grande destaque, devido à entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara. Esta ETAR integra um relevante conjunto de investimentos que tem sido feito ao longo da última década para tratar os esgotos domésticos que chegam ao estuário do Tejo.", ainda há muito a fazer para alcançar o bom estado ecológico das águas do Tejo visto que "A construção de ETAR para tratamento de esgotos domésticos é apenas uma parte das medidas que deverão ser implementadas para conseguir alcançar aqueles objectivos, mas os seus efeitos positivos já estão a ser verificados em diversos estudos de monitorização ambiental que têm sido efectuados para seguir a evolução das comunidades biológicas."
Mas o melhor mesmo é lerem a notícia na ligação acima para ficarmos todos a saber como podemos todos contribuir para o bom estado ecológico das águas do Tejo.
Notícias relacionadas:
Fim dos esgotos no Estuário do Tejo - Naturlink -  24.01.2011 - Isabel Palma
Desde o dia 22 de Janeiro que os esgotos não tratados de mais de 100 mil lisboetas deixaram de correr directamente para o estuário do Tejo. É um dia histórico para a cidade de Lisboa.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ASAS SOBRE ÁGUA NAS ZONAS PROTEGIDAS NATURA 2000

O contributo da SEO / Birdlife para a implementação da Directiva Quadro da Água é prosseguido pela campanha "Asas sobre Água" (www.alassobreagua.org). Como parte desta campanha, os membros da SEO / Birdlife desenvolveram um Manual sobre a Directiva Quadro da Água (DQA) para as áreas e espécies aquáticas protegidas, especialmente focado na gestão de áreas protegidas Natura 2000 no contexto do planeamento hidrológico em curso em Espanha.
O manual, em primeiro lugar, resume a relação entre legislação de conservação e a DQA, as oportunidades oferecidas pela conservação da directiva e da situação actual em Espanha, e em segundo lugar, fornece um conjunto de recomendações para que o planeamento hidrológico integre medidas de conservação coerentes e eficazes para as áreas e espécies protegidas que dependem da água. Sem dúvida, um manual muito útil quando se lida com a análise dos projectos de planos hidrológicos quando da consulta pública.
O proTEJO também está a tentar implementar o projecto “Asas sobre Água” na bacia do Tejo em Portugal, estando actualmente um grupo a trabalhar neste domínio, e solicitamos a participação de voluntários neste projecto. Inscrevam-se e participem através do correio electrónico.
Asas sobre Água na Bacia do Tejo
Objectivo: Análise do estado de conservação dos espaços da Rede Natura 2000 que dependem de água no âmbito do Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo
Locais: Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, Parque Natural do Tejo Internacional, Reserva Natural do Estuário do Tejo