Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

domingo, 18 de outubro de 2009

Descida de Canoa Contra a Indiferença - 17 de Outubro


A descida de canoa entre Alpiarça e Caneiras desempenhou bem o seu papel mostrando o maltrato a que o Tejo está cometido.
Desde o assoreamento que impediu os barcos dos Bombeiros de Alpiarça e Almeirim de acompanhar a descida de canoa. Contudo, este precalço não colocou em causa a segurança porque não existia profundidade de água para os participantes se afogarem.
Pelo caminho abundam os bancos de areia, as redes de pesca ilegais, as dragas a atravessarem o rio cujos cabos impedem a normal passagem das canoas, tendo que intervir o monitor levantando os cabos, a abundância de espécies exóticas que invadem as margens, os limos que abundam e impedem os pescadores de lançar os aparelhos, o mau cheiro das águas em zonas de águas paradas...
Mas ainda assim, os 21 canoístas que participaram retiveram as imagens da beleza natural e paisagística, do cardume de tainhas que se defendem fazendo saltar a água (4:30) e dos pescadores que em Caneiras ainda resistem a estes males e mantêm a sua actividade no rio, pescando dia a dia e lutando conosco para que o rio volte a ser seu.
Todos juntos continuaremos a defender o Tejo para que volte a pertencer às populações ribeirinhas, a todos os portugueses e espanhóis da sua bacia.
O Tejo merece!

Sem comentários:

Enviar um comentário