Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

4º Transvase do Tejo em Estudo de Viabilidade e não apenas um transvase de emergência

Li as notícias de hoje veiculadas pela Lusa e expressas nos diversos jornais, que omitem os verdadeiros transvases, referindo apenas o transvase de emergência que o governo espanhol pretende realizar.
O Tejo irá ficar com quatro transvases:
O Tejo tem dois transvases vigentes, o Tejo - Segura que parte das Barragens Entrepenas e Buendia (leva 80% das precipitações da cabeira do Tejo), e o Tejo - Las Tablas de Daimiel que alimenta este parque natural (que registou perdas de água de 95% em Julho e para onde querem fazer em Janeiro (para ter menos perdas) um transvase para suster um incendio de trufa por incuria no tratamento do parque).
Tem um terceiro transvase em construção para alimentar o Guadiana, conhecido como Tejo-Guadiana ou tubaria manchega, e um quarto transvase Tejo-Guadiana e Segura para o qual foi lançado um concurso para o estudo de viabilidade pela Junta da Extremadura.
É inaceitável a ilusão e a omissão que o INAG está a transmitir aos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário