Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O ESTADO ECOLÓGICO DO RIO MAIOR E AS SUAS POTENCIALIDADES

O rio Maior esteve em debate no dia 20 de Fevereiro em São João da Ribeira, no salão da União Recreativa Sanjoanense, tendo sido promovido pelo Movimento Cívico "Ar Puro" (Rio Maior), com o objectivo de analisar o actual estado ecológico do rio Maior, especificamente, das fontes de poluição e das pressões significativas e riscos e impactos, realizar o paralelo histórico da relação da população com o rio Maior no passado e na actualidade e identificar as potencialidades do rio e medidas a adoptar para alcançar o bom estado ecológico das suas águas.
O debate teve como moderadora Maria Emília Paulo e como oradores Carlos Frazão - Vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Valdemar Gomes do Clube do Mato, Nazaré Varela cidadã octogenária moradora em São João da Ribeira, que avivou as memórias do rio Maior, e Paulo Constantino em representação do proTEJO – Movimento Pelo Tejo.
O Movimento Cívico "Ar Puro" é formado por moradores das freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, que se juntaram por causa de um problema de poluição causada por suiniculturas.
Realizaram reuniões na Assembleia da República, com os grupos parlamentares do PS, BE e PEV, sobre o problema de poluição suinícola.
Da comissão provisória do Movimento Ar Puro fazem parte, entre outras pessoas, Jorge Monteiro e Valdemar Gomes, dirigentes da associação Clube do Mato, António Santos, mais conhecido por Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés, António Costa, coordenador do movimento cívico Projecto de Cidadania e Américo Cardoso, autor do blog Rio Maior Cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário