Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

VISITA AO VALE DO TIÉTAR - RIO TIÉTAR / SERRA DE GREDOS - VII CONGRESSO IBÉRICO

No nosso itinerário subimos até às encostas do maciço central de Gredobacia média do rio Tiétar.
A jornada decorreu inicialmente entre grandes fazendas de caça, povoadas de montados de azinheira com usos complementares cinegético e ganadeiro.
Cruzámos o principal afluente do Alberche na sua margem esquerda, o Guadyerbas, que é represado uns quilómetros mais adiante na barragem de Navalcan, uma barragem para abastecimento e rega.

Este território muito ondulado aos pés da Serra, que guarda grandes tesouros faunísticos, a águia imperial e outras numerosas rapazes, a cobreira, calçada, milhafres e abutres negros desenvolvem os seus voos por cima das nossas cabeças, também é território da Cegonha negra. 
Chegando à localidade de Candeleda cruzámos a Garganta de Santa María, para ver um dos sistemas fluviais mais característicos da Serra, as suas gargantas, com uma concentração de enormes bolas de grande potência que produzem espectaculares poças.
Ascendemos por alguma das estradas que vão pela meia encosta para entrarmos num dos melhores bosques de carvalho melojo de Espanha, a partir desta extraordinária massa florestal pudemos ver o amplo vale do Tiétar a nossos pés e a barragem de Rosarito, uma das duas barragens que prendem este rio sobre o qual existem actualmente propostas de novos desenvolvimentos.
Na volta viajámos pela M-501, que aqui serpenteia pela falda da montanha e atravessámos o rio Arbilla que junto à estrada forma uma espectacular cascata. Na viagem até Arenas de San Pedro, deixámos o bosque de carvalhos melojos e entrámos no dominio do pinheiro para resina, que tradicionalmente se explorou para diferentes usos nesta aldeia.
De volta a Talavera, descemos paralelos à Cañada Real Leonesa e voltámos a atravessar o Tiétar para nos despedirmos dele.
Guias:
Miguel Ángel Sánchez, Plataforma en Defensa de los Ríos Tajo y Alberche de Talavera de la Reina. Educador ambiental e autor de publicações sobre os rios de Castilla-La Mancha
Domingo Baeza, Universidad Autónoma de Madrid

Sem comentários:

Enviar um comentário