Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A NOVA GERAÇÃO DA ÁGUA

A Nova Cultura da Água defende que devemos gerir a água com base no princípio da solidariedade, como herança comum que todos nós – as gerações actuais – recebemos e que devemos transmitir nas melhores condições possíveis à s gerações vindouras.
A importância de preservarmos esta herança torna-se evidente quando lemos cartas como a que nos remeteu o Rui, um amigo da água e dos rios.
“Boa tarde.
Eu sou o Rui e sou aluno do 4º ano da escola primária de Paranhos, Terroso, na Póvoa de Varzim.
Eu escolhi fazer um trabalho sobre o Rio Tejo, porque a minha tia Sílvia disse que Portugal fazia mal a esse rio e por isso os golfinhos desapareceram e que era importante ajudar a salvar este rio.
Falei com a minha professora e ela deixou fazer este trabalho. Mas preciso de ajuda. Tenho só 9 anos e vi coisas na net que não percebi muito bem. Porque é que o Rio Tejo está poluído? Porque que o seu caudal esta sempre a aumentar? Para que é que é aproveitada a sua água?
Eu quero ajudar a salvar o Rio Tejo.
Sou apenas uma criança, mas a minha tia Sílvia diz que se eu falar sobre este rio aos meus colegas, eles mais tarde vão ser amigos do ambiente. A minha tia salva animais e eu quero desde de muito novo ajudar também a salvar o ambiente.
Obrigado”
E depois do pedido a resposta:
"Obrigado.
Quando eu acabar o meu trabalho, eu vou enviar uma copia para si. A minha tia é vegetariana e salva animais feridos e abandonados. As vezes as pessoas são más com ela, gozam com ela porque dizem que são apenas animais. Mas eu gosto muito da minha tia e sei que o que ela faz é importante. Eu e ela fazemos reciclagem e fazemos tudo para ajudar o ambiente. Eu só tenho 9 anos e sei que temos que proteger o nosso planeta, não percebo como os adultos não percebem isso. A minha tia diz que é porque os adultos já não sonham em salvar o mundo, estão mais preocupados com os seus problemas e com a conta bancária. Os meus colegas também não ligam muito ao ambiente. Mas tenho uma amiga que quer ser tratadora de golfinhos. Muito obrigado pela ajuda. Nunca vi o rio tejo, espero um dia ver. Obrigado"
O Rui tem os princípios da Nova Cultura da Água num poster na parede do quarto, de uma forma simplificada para ele perceber, e está preocupado porque tem uma amiga que quer ser bióloga marinha, mais especificamente de golfinhos, e tem medo que ela fique triste por os humanos terem feito com que estes abandonassem o rio Tejo.
Obrigado Rui por mostrares de forma tão carinhosa o motivo pelo qual estamos aqui.

1 comentário:

  1. Tenho muito orgulho em ser tia deste menino! Obrigada a voces por valorizarem este gesto tão simples do Rui.
    Obrigada

    ResponderEliminar