Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

NOVA CULTURA DA ÁGUA EM PORTUGUÊS

No sábado 13 de Fevereiro, em Saragoça, no jantar anual da Fundação Nova Cultura da Água foram entregues os prémios “Dragona Ibérica” 2010 com que premeia os projectos e as pessoas que contribuiram para se empenharam activamente em prol da filosofia da Nova Cultura da Água.
Foram premiados três projectos e individualidades portuguesas, em várias modalidades:
Prémio Colectivo: proTEJO – Movimento Pelo Tejo
Pela sua luta incessante em prol da conservação do rio e da bacia do Tejo, incluindo os seus aspectos ambientais, sociais e culturais, propiciando que a cidadania esteja plenamente consciente do grande potencial emocional, cultural, simbólico e a oferta de de bem-estar existente em muitos dos nossos rios.
Prémio Individual: Dra. Paula Chainho (Universidade de Lisboa)
Por entender e transmitir os valores sociais, culturais e de identidade, tanto territorial como colectiva dos rios, lagos e zonas húmidas, bem como divulgar a importância das funções do ciclo natural da água e dos serviços que nos presta e que reforçam o ideias-chave da Nova Cultura da Água.
Prémio de Trabalho Educativo: Pedro Teiga (Projecto Rios, Portugal)
Pelo seu trabalho em favor da participação da sociedade no trabalho de protecção e recuperação dos rios e dos ecossistemas aquáticos, e como principal impulsionador e coordenador técnico do Projecto Rios em Portugal, que actualmente tem mais de um milhar de voluntários para a protecção de vários troços de rios.
Estes prémios reflectem o significativo desenvolvimento que a filosofia da Nova Cultura da Água tem vindo a ter em Portugal nos últimos anos, sendo um incentivo ao empenhamento de todos os portugueses e espanhóis na aplicação dos seus princípios nas bacias dos rios que partilham.
Foram também premiados, com tanta ou maior relevância:
Prémio Especial: Juan José Badiola (ex-reitor da Universidade de Saragoça)
Prémio Individual: David Howell (SEO Birdlife)
Prémio de Trabalho Artístico: La Ronda de Boltaña
Prémio Recuperação das Emoções Lúdicas: Ebronautas
Prémio às povoações: Excelentíssimos Municípios de Catarroso, Carcastillo, Falces, Funes, Marcilla, Mélida, Milagro, Murillo el Cuende, Murillo el Fruto, Peralta, Santacara, e Villafranca.

Sem comentários:

Enviar um comentário