Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

terça-feira, 5 de março de 2024

Arlindo Consolado Marques recebeu o Prémio Tágide 2023

Comunicado

5 de março de 2024

Arlindo Consolado Marques recebeu o Prémio Tágide 2023

O proTEJO – Movimento pelo Tejo teve a honra de representar o Arlindo Consolado Marques, conhecido como Guardião do Tejo, na cerimónia de entrega do “Prémio Tágides 2023: pessoas que nos inspiram no combate à corrupção”, promovido pela associação All4Integrity e cuja entrega decorreu em Lisboa, à qual podem assistir no vídeo que aqui deixamos[1].

O Arlindo Consolado Marques, natural de Ortiga (Mação), conhecido como o guardião do Tejo e dirigente do movimento proTEJO, recebeu o Prémio Tágides pela coragem em proteger com justiça toda a vida associada ao rio Tejo, a sua comunidade e os pescadores.

Pelo caminho foi perseguido e intimidado, mas persistiu contra os poderes da indústria poluidora.

Por isso mesmo este Prémio é merecido e o proTEJO lançou a Iniciativa Legislativa de Cidadãos “Pela Proteção do Cidadão Denunciante” no sítio do Parlamento e no sítio da petição pública para evitar futuros processos de intimidação sobre cidadãos denunciantes.

O Arlindo Consolado Marques, que não marcou presença na cerimónia por motivos profissionais, enviou um vídeo de agradecimento pelo reconhecimento da organização da atividade desenvolvida em defesa do Tejo.

Esta iniciativa é promovida anualmente para “identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e prevenção e luta contra a corrupção em Portugal, em várias áreas da sociedade”.

Gratos e continuando juntos,

Ana Silva e Paulo Constantino

(Os porta-vozes do proTEJO)


[1] No momento 01:54:05 decorreu a entrega do Prémio Tágides da Categoria Sociedade Civil a Arlindo Consolado Marques.

Sem comentários:

Enviar um comentário