Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AS ETAR E O BOM ESTADO ECOLÓGICO DA ÁGUA DO TEJO

A leitura da notícia As novas ETAR e a qualidade ecológica - Setúbal na Rede - por Paula Chainho (Liga para a Protecção da Natureza) permite-nos compreender que apesar de "Nas últimas semanas a despoluição do estuário do Tejo foi notícia de grande destaque, devido à entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara. Esta ETAR integra um relevante conjunto de investimentos que tem sido feito ao longo da última década para tratar os esgotos domésticos que chegam ao estuário do Tejo.", ainda há muito a fazer para alcançar o bom estado ecológico das águas do Tejo visto que "A construção de ETAR para tratamento de esgotos domésticos é apenas uma parte das medidas que deverão ser implementadas para conseguir alcançar aqueles objectivos, mas os seus efeitos positivos já estão a ser verificados em diversos estudos de monitorização ambiental que têm sido efectuados para seguir a evolução das comunidades biológicas."
Mas o melhor mesmo é lerem a notícia na ligação acima para ficarmos todos a saber como podemos todos contribuir para o bom estado ecológico das águas do Tejo.
Notícias relacionadas:
Fim dos esgotos no Estuário do Tejo - Naturlink -  24.01.2011 - Isabel Palma
Desde o dia 22 de Janeiro que os esgotos não tratados de mais de 100 mil lisboetas deixaram de correr directamente para o estuário do Tejo. É um dia histórico para a cidade de Lisboa.

1 comentário:

  1. Depois de Lisboa ter finalmente conseguido que grande parte dos seus esgotos fossem ligados a uma ETAR que em principio funciona, pergunto se nós aqui neste Médio Tejo, não deviamos também fazer alguma coisa para melhorar o ambiente, tratando os efluentes de tantas aldeias, vilas e até cidades. É certo que há por aí algumas ETARS. Mas alguém sabe como é que estão a funcionar? Faça-se um levantamento e concluir-se-á que não é só a de Alcanena que está como está. Há mais. É só procurar para denunciar!

    ResponderEliminar