Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AREEIROS DE "PINHAL" PREJUDICAM GRAVEMENTE O AMBIENTE COM CONDIÇÕES PREVILEGIADAS DE CONCORRÊNCIA

A Associação do Areeiros para a Conservação do Rio Tejo tem vindo a afirmar que os areiros de "pinhal" (pedreiras) têm condições legais de exploração, entre as quais o não pagamento de taxas pelos inertes extraídos, que configuram uma situação de concorrência desleal.
Além disso, as Juntas de Freguesia detectam agora que existem outros problemas ambientais causados pela abertura de crateras onde se depositam resíduos perigosos e que dão origem a charcas que acumulam águas pluviais com perigo para os cidadãos, bem como a poluição de linhas de água.
Ainda sem qualquer acção por parte dos decisores políticos, esta situação já foi denunciada pelo proTEJO e pela Associação dos Areeiros, nomeadamente, junto da Comissão Parlamentar do Ambiente e da Secretaria de Estado do Ambiente.
Já era tempo dos eleitos locais começarem a denunciar a situação e a exigir a intervenção da Administração e do Governo.
Bem hajam as Juntas que olham pelos seus Fregueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário