Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

"AJUNTAMENTO DE GENTE CONSCIENTE" CONTRA A POLUIÇÃO DA RIBEIRA DA BOA-ÁGUA E DA RIBEIRA DO SERRADINHO

COMUNICADO
"AJUNTAMENTO DE GENTE CONSCIENTE"
CONTRA A POLUIÇÃO DA
RIBEIRA DA BOA-ÁGUA E DA RIBEIRA DO SERRADINHO
23 de fevereiro de 2019
No próximo Sábado, dia 23 de fevereiro, às 15h01m, a população do Concelho de Torres Novas vai sair à rua num protesto a que se resolveu chamar de "AJUNTAMENTO DE GENTE CONSCIENTE", junto à Ribeira da Boa-Água no Largo do Nicho-Riachos (perto do Torreshopping em Torres Novas), organizado pelo BASTA - Movimento informal de cidadãos com o apoio do proTEJO – Movimento pelo Tejo, em defesa destes recursos hídricos e das populações afetadas pela sua poluição e degradação.
O movimento BASTA surgiu devido aos graves níveis de poluição provocados por uma empresa situada em Carreiro da Areia, concelho de Torres Novas, cujo historial todos conhecem.

O motivo deste "AJUNTAMENTO DE GENTE CONSCIENTE" prende-se com o fato dos problemas ambientais na Ribeira da Boa-Água e na Ribeira do Serradinho terem vindo a agravar-se, apesar do IAPMEI ter dado ordem de encerramento àquela empresa em março de 2018, processo que ainda decorre nos tribunais.
Relembramos que a Ribeira da Boa-Água desagua no Rio Almonda, que atravessa a meio a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, primeira classificação da UNESCO de Reserva da Biosfera em Portugal, acabando o Rio Almonda por desaguar no Rio Tejo.
Vamos elevar a nossa voz e chamar a atenção dos órgãos de soberania e das autoridades competentes para os graves problemas ambientais e de saúde pública causados pela poluição destas Ribeiras.
O mote mantém-se:
"Queremos viver com dignidade, deixem-nos respirar."
PARTICIPEM!
SÓ COM A VOSSA PRESENÇA PODEMOS SEGUIR EM FRENTE NA DEFESA DO RIO TEJO E SEUS AFLUENTES!
A PARTICIPAÇÃO E O ENVOLVIMENTO DOS CIDADÃOS É UM IMPORTANTE CONTRIBUTO!
CONTAMOS CONVOSCO!
Como chegar?
Largo do Nicho-Riachos
2350-292 Torres Novas
Torres Novas, Santarém
39°27'53.9"N 8°31'23.8"W
39.464960, -8.523282
Perto de: Torreshoping, Torres Novas

Sem comentários:

Enviar um comentário