Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sábado, 16 de setembro de 2017

O TEJO VITIMA DE EUTROFIZAÇÃO COM TAPETE VERDE DE ALGAS

O rio Tejo está a ser vítima de eutrofização no alto Tejo trazendo consigo um tapete verde de algas, causado pela poluição e pela redução do caudal, um problema cada vez mais frequente a colocar em causa a qualidade da água que põe em causa a sobrevivência das espécies piscícolas, as actividades de lazer e a qualidade dos produtos agrícolas sujeitos à rega desta água poluída.
Repete-se o cenário 8 anos depois do que aconteceu em Setembro de 2009, como podemos ver aqui.
Este tapete verde de algas reduz os níveis de oxigénio na água colocando os ecossistemas aquáticos em perigo de sobrevivência.
De acordo com um testemunho que nos fizeram chegar "Na passada 6ª feira, 15 de Setembro, foram efetuadas análises no rio Tejo junto à barragem do Fratel e à barragem do Cabril no rio Zêzere constatando-se que os níveis de oxigénio na água à superfície (oxigénio dissolvido) no rio Tejo em Fratel eram 100 vezes inferiores aos níveis medidos no rio Zêzere em Cabril. O oxigénio era tão baixo no rio Tejo que os peixes ou aprendem a respirar fora de água ou morrem. Esta é a realidade deste rio.
Os rios produzem e consomem oxigénio, sendo o seu equilíbrio essencial a vida do rio. A concentração de oxigénio na água é designada por oxigénio dissolvido (OD) e é medida em mg/L e % de saturação. Rios saudáveis devem ter níveis com cerca de 8 mg/L e acima de 90% de saturação. Valores de OD abaixo de 5  mg/L criam situações de elevado stress aos seres vivos provocando aumento de bactérias, decomposição dessa matéria e formação de gases como enxofre. Quando os níveis de OD são inferiores a 2 mg/L  leva à morte da maioria dos organismos. Estes níveis são atingidos quando existe um grande nível de poluição e aparecimento em grande escala de matéria orgânica em decomposição."

Sem comentários:

Enviar um comentário