Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O GOVERNO ESPANHOL AUTORIZA NOVOS TRANSVASES PARA O LEVANTE ESPANHOL

NOTA DE IMPRENSA
proTEJO – Movimento Pelo Tejo
14 de Fevereiro de 2013
O GOVERNO ESPANHOL AUTORIZA
NOVOS TRANSVASES PARA O LEVANTE ESPANHOL
O Movimento proTEJO requere que o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e a Agência Portuguesa do Ambiente intervenham junto do governo espanhol para obter esclarecimentos sobre a autorização de novos transvases de 78 hm3 para a bacia do Segura e contesta que a bacia do Tejo seja cerceada das escassas reservas da cabeceira do Tejo, que se encontram apenas a 24% da sua capacidade de armazenamento.
Estes transvases diminuem as reservas da cabeceira do Tejo deixando ao tramo médio do Tejo em Espanha apenas as águas residuais mal depuradas de Madrid e acrescem as potenciais dificuldades de cumprimento dos caudais mínimos estabelecidos na Convenção de Albufeira.
O movimento proTEJO estranha ainda que não tenha sido publicado o plano hidrológico da bacia do Tejo em Espanha e relembra que tem vindo a alertar o governo português para o risco de se manter em aberto a possibilidade da realização de um novo transvase na Extremadura, um quarto transvase permanente do Tejo.
As populações ribeirinhas têm direito a estes esclarecimentos e a conhecer o futuro que está reservado ao rio Tejo, um dos maiores rios ibéricos e internacionais, que merece um futuro melhor do daquele que se supostamente se avizinha no horizonte.
O TEJO MERECE!

Sem comentários:

Enviar um comentário