Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

NOVA PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO HIDROGRÁFICA DO TEJO PROMETE SOLUÇÕES PARA AS NECESSIDADES DO TEJO

A Confederação Hidrográfica do Tejo em Espanha tem uma nova presidente, Mercedes Gómez, que promete que irá desenvolver todos os esforços possíveis para dar solução às necessidades de gestão do rio Tejo.
Apontamos como positivo o facto de considerar que a gestão deste "magnífico" rio deve conjugar ao mesmo nível a sua utilização enquanto recurso económico e como recurso ambiental fundamental para que todos dele possam usufruir, nomeadamente, devolver o rio às populações.
No que respeita à conciliação dos interesses das bacias do Tejo e do Segura ficamos na expectativa e com a esperança de que as palavras diálogo e prudência também signifiquem que pretende encontrar soluções para uma gestão da água sustentável na bacia do Segura que aliviem a pressão que esta coloca sobre a bacia do Tejo.
Da nossa parte já apresentámos claramente o caminho que consideramos que deve ser seguido, devendo o objectivo a alcançar ser um compromisso entre os Governos Espanhol e Português e a Comissão Europeia que garanta:
1º O retrocesso da política de transvases em Espanha consubstanciada na definição de um plano plurianual de investimentos que permitam a substituição progressiva dos transvases existentes e previstos;
2º A definição de um projecto comunitário para apoio e financiamento à implementação de alternativas aos transvases baseadas no uso eficiente da água e na gestão da procura da água nas bacias receptoras.
À nova presidente Mercedes Gómez desejamos um "bom" trabalho para que a gestão da bacia do Tejo permita aliviar as pressões e a sobre exploração a que tem vindo a ser sujeita e a nossa disponibilidade para ajudarmos a alcançar boas soluções.
O Tejo merece!
TOLEDO, 31 Jul. (EUROPA PRESS) -
La nueva presidenta de la Confederación Hidrográfica del Tajo (CHT), Mercedes Gómez, ha asegurado que impulsará, dentro de la gestión de la entidad, "todo lo necesario" para, haciéndolo lo mejor posible, ofrecer soluciones a las necesidades que se planteen dentro de la gestión del río Tajo.

En declaraciones a Radio Castilla-La Mancha recogidas por Europa Press, Gómez, que ayer fue nombrada presidenta de la CHT por el Consejo de Ministros, en sustitución de José María Macías, que se jubila tras una veintena de años al frente de la Confederación, ha dicho que afronta este reto "con muchísima ilusión y con muchísimas ganas".
Asimismo, ha agradecido a la ministra del Ministerio de Medio Ambiente, Medio Rural y Marino, Elena Espinosa, que haya confiado en su persona para este puesto de responsabilidad. Además, ha esperado que en el mes de septiembre se produzca la toma de posesión oficial para pasar "a formar parte de la gestión tan importante de la CHT".
En cuanto a los retos que tiene por delante, Gómez ha manifestado que hay que tener en cuenta que la CHT para Castilla-La Mancha "es fundamental, sin olvidar que también lo es para otras comunidades autónomas y regiones del resto del territorio nacional.
"Espero que con mi experiencia y con la que ya tienen adquirida las persona que viene trabajando de forma habitual en esta Confederación podamos seguir, no solamente gestionando un magnífico río, sino aportando recursos económicos y un recurso fundamental medioambiental como es el Tajo para que todos podamos disfrutarlo", ha argumentado.
Preguntada por si será posible conciliar los intereses de las cuencas del Tajo y la del Segura, la nueva presidenta de la CHT ha dicho que "lo importante" es tener las cuestiones claras, hablar mucho, ser prudentes y "sobre todo ser conscientes de la situaciones que tenemos que vivir en estos momentos. Con este entendimiento, es seguro que entre todos podremos encontrar soluciones", ha concluido.

Sem comentários:

Enviar um comentário