Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

IV MANIFESTAÇÃO AMBIENTAL NO RIO DOURO

Depois de ouvirem esta música e verem este vídeo não resistirão a manifestarem-se em conjunto com estes jovens...
"Tu andas sempre descalço Tom Sawyer, junto ao rio a passear Tom Sawyer"
Fica-se logo com vontade de molhar o pézinho...
E será que no Tejo não haverá quem queira fazer um passeio de jangada?
Lembro-me nos anos 80 do concurso dos OFNIS - Objectos Flutuantes Não Identificados realizado pela Associação dos Amigos do Tejo. Talvez seja tempo de uma reedição.

CONVITE
IV MANIFESTAÇÃO AMBIENTAL NO RIO DOURO
Os Ecoclubes de Portugal convidam-vos a participar na IV Manifestação Ambiental, em forma de descida do Rio Douro nos próximos dias 3 e 4 de Julho.

Os Ecoclubes são espaços de participação juvenil, liderados pelos próprios jovens, que organizam acções que promovem a qualidade de vida das comunidades. Estes surgiram na Argentina e actualmente existem recenseados 160 grupos, envolvendo cerca de 5 000 jovens. Em Portugal surgiram em 2005 e actualmente existem 17 Ecoclubes, sobretudo na região Norte do país.
Esta edição articula com o projecto “Jovens, Ambiente e Cidadania na região Norte”, promovido pelo Instituto Intervir Mais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, sendo co-financiado a 75% pelo FEDER /União Europeia, no âmbito do QREN.
Com esta actividade no Rio Douro pretende-se:
- Sensibilizar a população e os poderes locais para as questões ambientais,
- Promover o associativismo juvenil e a
- Incentivar a interacção e cooperação entre as associações.
Para que os objectivos da actividade sejam alcançados, será indispensável o vosso apoio. Na verdade, só com a participação activa do maior número possível de entidades e grupos associativos, poderemos promover a interacção, tão necessária para que surjam novas formas de cooperação entre associações com objectivos comuns. Para além disso para que se consiga divulgar o associativismo juvenil e alertar a população em geral para as problemáticas ambientais, será necessário uma participação considerável que possibilite mobilizar os mais variados meios de comunicação (televisão, rádios, Jornais,…), tal como nas edições anteriores.
A manifestação ambiental será então feita sob a forma de uma descida do rio Douro em jangadas desde o areinho de Zebreiros até à ribeira de Gaia.
Preferencialmente as jangadas deverão ser feitas reutilizando materiais, e deverão ter nas respectivas velas frases alusivas à protecção do meio ambiente. Na impossibilidade de se construir jangadas, será possível também juntar-se a esta manifestação com outro género de embarcações, desde que não motorizadas.
Ver vídeo I Manif. Ambiental: http://www.youtube.com/watch?v=CSgCUpXFby0
Finalmente gostávamos de fazer um manifesto que expressasse as aspirações para a nossa região e quem sabe o nosso contributo, e que este pudesse ser noticiado e seguisse para os poderes locais.
Para que se associem a esta iniciativa, basta que nos contactem até ao próximo dia 16 de Junho através dos seguintes contactos: ope.portugal@gmail.com, telemóveis: 962 989 557 ou 225 580 032.
Cientes que a cooperação é a base do sucesso, contamos com a vossa presença nesta grande acção.
Agradecemos toda a atenção dispensada e despedimo-nos apresentando as melhores saudações desportivas.
Os nossos sinceros cumprimentos,
P´la organização da IV manifestação ambiental
Share/Bookmark

Sem comentários:

Enviar um comentário