Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PESCADORES DO TEJO ADEREM AO proTEJO

Os pescadores da Ortiga juntam-se à defesa do rio Tejo com a adesão da Associação Recreativa Cultural e Desportiva "Os Amigos da Estação de Ortiga".
Esta associação tem como missão preservar as tradições locais sendo uma grande dinamizadora e lutadora pela criação do Museu das Artes da Pesca Tradicional no Rio Tejo em Ortiga, concelho de Mação, projecto que tem como objectivo principal preservar uma arte com mais de 500 anos e dar a conhece-la.
A freguesia de Ortiga, Mação, já homenageou um dos últimos calafates da localidade, Manuel Pires Fontes e aproveitou a ocasião para reforçar a vontade de construir um Museu das Artes da Pesca Tradicional que preserve as tradições locais e onde se possam expor, pelo menos, dois picaretos (embarcações típicas de Ortiga) construídos pelo homenageado.
Nos últimos cinco anos tem sido reunido o acervo que a Associação “Os Amigos da Estação de Ortiga” e a Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga, dinamizadores do projecto, querem agora ver exposto.
Estas duas entidades pediram à Câmara Municipal de Mação que recorra aos últimos fundos comunitários disponíveis para comparticipar a aquisição do terreno com vista à construção do espaço museológico que, para abranger peças em tamanho original, terá que ser bastante espaçoso.
Um bem haja aos pescadores da Ortiga por virem apoiar este movimento e participar na defesa do rio Tejo completando, em conjunto com a Cultura Avieira, a representação dos pescadores do rio Tejo!

Sem comentários:

Enviar um comentário