Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

A Rede de Cidadania para uma Nova Cultura da Água no Tejo/Tajo e nos seus Rios reúne-se em Aranjuez nas XII Jornadas por Um Tejo Vivo

XII Jornadas por Um Tejo Vivo

Rede de Cidadania para uma Nova Cultura da Água

no Tejo/Tajo e nos seus Rios

Espacio María Amalia de Sajonia, Real Cortijo de San Isidro, Aranjuez

Aranjuez acolhe este fim-de-semana a XII Jornadas Por um Tejo Vivo promovida pela Rede de Cidadania para uma Nova Cultura da Água no Tejo/Tejo e nos seus Rios.

Grupos de cidadãos provenientes de vários pontos da bacia do Tejo, desde as cabeceiras até Portugal, vão reunir-se nos dias 10 e 11 de junho no Real Cortijo de San Isidro em Aranjuez (Madrid) para partilhar experiências, iniciativas e aprendizagens em torno do rio Tejo, os seus problemas , e seus valores ambientais, culturais, históricos e paisagísticos. As conferências são organizadas pela Assembleia de Aranjuez em Defesa do Tejo e pela Rede de Cidadania para uma Nova Cultura da Água no Tejo/Tajo e seus Rios (Rede de Cidadania do Tejo) e com a colaboração do Real Cortijo de Prefeitura de San Isidro e Clube de Canoagem de Aranjuez.

A Rede Cidadã para uma Nova Cultura do Tejo/Tejo e seus Rios é uma plataforma constituída por cerca de 100 grupos da Península Ibérica (Espanha e Portugal) que nasceu em 2007 (www.redtajo.org). Tem como principal objetivo a troca de informação e a elaboração de estratégias conjuntas que visem a reivindicação do bom estado dos nossos ecossistemas aquáticos e a defesa dos seus valores ambientais, patrimoniais e culturais do Tejo e dos seus rios. Trata-se, portanto, de dar coesão e unidade a todo o território. Os seus princípios entroncam diretamente com os que mantém a chamada Nova Cultura da Água.

As Jornadas servirão para apresentar a situação atual do rio Tejo, dos seus rios, os principais desafios que enfrenta, e conhecer as experiências, ações e prioridades dos seus diferentes grupos na Comunidade de Madrid, Castilla-La Mancha e Portugal em torno da defesa dos rios da bacia do Tejo/Tejo.

O cenário incomparável em que a conferência será realizada, o Espacio María Amalia de Sajonia no Real Cortijo de San Isidro, dentro da zona de proteção da Paisagem Cultural de Aranjuez, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, também servirá para valorizar diversas iniciativas culturais, artísticas e científicas associadas ao Tejo e aos seus rios.

As Jornadas coincidirão também com a celebração da Assembleia Anual da Fundação Nova Cultura da Água e com debates sobre a relação passada, presente e futura da água e da agricultura no contexto dos processos de mudança climática.

As XII Jornadas por um Tejo Vivo realizam-se num momento de grande importância para a bacia, após a aprovação dos Planos Hidrológicos da vertente espanhola e portuguesa da bacia do rio Tejo/Tejo com avanços no caso espanhol relativamente à aprovação dos primeiros caudais mínimos ecológicos em todas as massas de água da demarcação, mas com importantes desafios pendentes que estão longe de cumprir os compromissos estabelecidos pela Diretiva Quadro da Água e outras diretivas ambientais europeias (Diretiva Águas Residuais Urbanas, Diretiva nitratos, etc.) por décadas.

No domingo está agendado um Passeio de Dragona (grande canoa a remo) ao longo do rio Tejo nos jardins de Aranjuez.

Descarregar o Programa

Para mais informação:

Honorio Rico – Asamblea de Aranjuez en Defensa del Tajo

Alejandro Cano – Red del Tajo (699497212)

Sem comentários:

Enviar um comentário