Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sábado, 7 de maio de 2011

A ÚNICA PRAIA FLUVIAL DO RIO TEJO GALARDOADA - QUINTA DO ALAMAL - PERDEU A BANDEIRA AZUL EM 2011

Depois de uma ampla divulgação na comunicação social da atribuição da Bandeira Azul de 2010 à praia fluvial da Quinta do Alamal, cuja beleza e problemas evidenciámos aquiaqui, a perda deste galardão em 2011 passa hoje completamente despercebida.
Infelizmente, aquela que era a única praia fluvial do rio Tejo perdeu mais uma vez a qualidade da água, mantendo-se em número de 3 as praias fluviais com bandeira azul nos afluentes do Tejo - Aldeia do Mato (Abrantes), Carvoeiro (Mação), Valhelhas (Guarda) apesar deste rio percorrer 1.000 km e a sua bacia hidrográfica ser de 80.600 km² (55.750 km² em Espanha e 24.850 km² em Portugal), a segunda mais importante da Península Ibérica.
Não foi atribuída bandeira azul a nenhuma das 4 novas praias fluviais candidatas e identificadas para a época balnear de 2011 na bacia hidrográfica do Tejo: Bostelim em Vila de Rei, Relva da Reboleira em Manteigas, Albufeira da Meimoa em Penamacor e Troviscal na Sertã.
A Administração Hidrográfica do Tejo deverá agora esclarecer os motivos que levam a esta descontinuidade do bom estado ecológico das águas no Alto Tejo português e integrar no Plano de Gestão da Bacia do Tejo as medidas necessárias a que esse bom estado seja recuperado até 2015, em condições de sustentabilidade.
A população ribeirinha do Gavião e o turismo no Alto Tejo agradeceriam por certo a eliminação dos factores que geram a variabilidade da qualidade da água e que não permitem assegurar a continuidade do seu bom estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário