Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Espanhol vai nadar 20 quilómetros no Tejo em defesa de um rio Tejo vivo e livre

NOTA DE IMPRENSA

22 de setembro de 2023

Em defesa do rio Tejo, o nadador Alberto Pérez vai fazer a travessia de 20 quilómetros no rio Tejo da ultramaratona internacional “Swim GP” entre Lisboa e Cascais

O nadador espanhol, Alberto Pérez natural de Torrijos (Toledo) à beira Tejo participa, no sábado, na travessia de 20 quilómetros a nado no rio Tejo de Lisboa a Cascais da ultramaratona internacional “Swim GP” em defesa de um rio Tejo vivo e livre, sem poluição e com caudais ecológicos em todo o seu curso da nascente até ao mar.


Créditos: Alberto Pérez

Alberto Pérez pretende mostrar o descontentamento das populações ribeirinhas de Portugal e Espanha com os níveis elevados de poluição de água residuais urbanas sem adequado tratamento desde Aranjuez, passando por Toledo e Talavera de la Reina, e dos lodos poluídos depositados no fundo das barragens da Estremadura espanhola que potenciam a degradação do estado ecológico das águas do rio Tejo que passam para Portugal.

Poluição em Toledo 

Apela assim aos governos de Portugal e Espanha que tomem urgentemente as medidas necessárias à despoluição do rio Tejo desde a nascente até à sua foz e a alcançar o bom estado ecológico das suas águas, com especial carinho para o rio Tejo em Toledo, zona de onde é natural.

     

Poluição Algas (Cianobactérias) 

Barragem de Alcântara Espanha (esquerda) e Vila Velha de Ródão (direita)

Além da poluição pretende ainda chamar a atenção para o facto do bom estado ecológico das águas do rio Tejo só ser possível com a implementação de caudais ecológicos desde a nascente até à foz e com a manutenção do rio Tejo livre nos últimos 120 km desde Abrantes até Lisboa, mantendo a sua conectividade fluvial.

O proTEJO e a Rede do Tejo / Tajo[1] saúdam o desportista Alberto Pérez pelo apoio à defesa do rio Tejo, pela sua sensibilidade ecológica em defesa das nossas Vidas!

Créditos: Alberto Pérez

Bacia do Tejo, 22 de setembro de 2023

Ana Silva e Paulo Constantino

Os Porta-Vozes do proTEJO

Alejandro Cano e Soledad de la Lama

Coordenadores da Rede do Tejo / Tajo


Mais informações: Paulo Constantino – 919 061 330

Conferência de Imprensa com Alberto Pérez das 8h30m às 9h30m Padrão dos Descobrimentos.



[1] Rede de Cidadania Ibérica por Uma Nova Cultura da Água do Tejo / Tajo e seus afluentes

Sem comentários:

Enviar um comentário