Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

CENTENAS DE CIDADÃOS PROTESTAM CONTRA A POLUIÇÃO DA RIBEIRA DA BOA ÁGUA E DA RIBEIRA DO SERRADINHO

Cerca de 300 cidadãos, incluindo autarcas e ambientalistas, protestaram no dia 23 de fevereiro de 2019 junto à ribeira da Boa Água, em Torres Novas, Santarém, contra a poluição daquele curso de água e contra o funcionamento de uma fábrica que responsabilizam pela situação.

Nesta manifestação foi aprovada a seguinte recomendação:
"Recomendação do Nicho II"
Por uma vida com qualidade
Juntamo-nos hoje aqui, dia 23 de fevereiro de 2019, para reafirmarmos a nossa vontade e determinação pelo direito a uma vida digna com qualidade e a um ambiente sustentável.
Tal como fizemos no dia 16 de setembro de 2016, reafirmamo-lo hoje novamente, com a mesma determinação e com a convicção de que a razão está do nosso lado.
O caminho percorrido até aqui, tem sido sinuoso, mas determinado e assim vai continuar até que a vitória seja completa.
A Fabrióleo teve ordem de encerramento por parte das instituições credenciadas para tal, o IAPMEI. Esta foi uma grande vitória que o povo obteve. Infelizmente o poder judicial não atendeu ao sofrimento de tanta gente.
Desenganem-se aqueles que julgam que o dinheiro tudo compra, ou que tudo empata.
Assistimos hoje ao seguinte dilema: ou acontece o despovoamento das nossas aldeias ou acontece o encerramento da empresa Fabrióleo.
A nossa convicção é que as aldeias e as suas gentes vão ficar.
Este ajuntamento de pessoas envia daqui este grito de revolta, mas também de esperança: aos poderes políticos e judiciais, às instituições de fiscalização, à opinião pública e à comunicação social.
Nicho de Riachos, 23 de fevereiro de 2019
Movimento “Basta”

Sem comentários:

Enviar um comentário