Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

domingo, 25 de setembro de 2011

NOTA DE IMPRENSA - 25 DE SETEMBRO - VOGAR CONTRA A INDIFERENÇA - 2011

NOTA DE IMPRENSA
25 de Setembro de 2011
VOGAR CONTRA A INDIFERENÇA
CONSTÂNCIA - ALMOUROL - VILA NOVA DA BARQUINHA
3ª Mobilização Cidadãos pelo Tejo
24 de Setembro de 2011
Uma centena e meia de cidadãos participaram na descida de canoa a “VOGAR CONTRA A INDIFERENÇA” no dia 24 de Setembro de 2011 numa acção de mobilização dos cidadãos em defesa do Tejo e do património natural e cultural associado e protesto contra a sobre exploração a que o Tejo se encontra submetido em resultado do aumento dos transvases.
A actividade contou com a participação de cidadãos de ambos os lados da fronteira, provando-se que a defesa dos rios ibéricos ultrapassa as fronteiras administrativas e une os cidadãos com os mesmos problemas, independentemente da sua nacionalidade.
A iniciativa consistiu numa descida em canoa que teve início na praia fluvial de Constância, com paragem no Castelo de Almourol, e cuja expedição chegou ao seu destino no Caís da Hidráulica no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, realçando a beleza deste património natural e cultural associado ao rio.
Na praia fluvial de Constância procedeu-se à leitura da Carta Contra a Indiferença que evidenciou a necessidade de defender o rio Tejo da sobre exploração da água devido aos transvases da água do Tejo para a agricultura intensiva no sul de Espanha, e a importância do regresso de modos de vida ligados à água e ao rio que as actividades de educação e turismo de natureza, cultural e ambiental permitirão sustentar.
Esta actividade transmitiu aos participantes e às populações ribeirinhas a importância da conservação do rio Tejo focando a necessidade de uma regulamentação da gestão de barragens e açudes que garanta um regime fluvial adequado à prática de actividades náuticas e à migração e reprodução das espécies piscícolas, que integre verdadeiros caudais ecológicos e uma continuidade fluvial proporcionada por passagens para peixes eficazes.
No parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha foram por fim apresentados os vectores estratégicos da análise do projecto de Plano de Gestão da Bacia Hidrográfica do Tejo cujo processo de participação pública se encontra actualmente em curso.
Com o apoio

Sem comentários:

Enviar um comentário