Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

OS CAUDAIS AMBIENTAIS NA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO TEJO

Antes da Páscoa a Confederação Hidrográfica do Tejo foi forçada a cancelar o debate que tinha organizado sobre caudais ambientais na bacia hidrográfica do Tejo. Isto, como tudo o que se refere ao novo plano de bacia hidrográfica, é um debate ainda pendente na nossa bacia. As jornadas foram canceladas por ordem do Ministério do Ambiente, Assuntos Rurais e Marinhos, sob a pressão do Sindicato de Regantes do Aqueduto Tejo Segura (SCRATS), tendo bastado a publicação de um artigo no Jornal La Verdad que contestava a ousadia da CHT para organizar estas jornadas de participação pública para que, em menos de 24 horas, o Ministério ordenasse o seu cancelamento.
A Universidade e a Fundação Nova Cultura da Água acreditam que as pressões políticas e interesses económicos não devem retirar aos cidadãos e utilizadores da água da bacia do Tejo a oportunidade de discutir, de identificar problemas e em conjunto encontrarem soluções para os muitos desafios que a recuperação do bom estado ecológico dos rios da bacia do Tejo. A definição dos caudais ambientais é apenas uma parte deste complexo debate, mas uma parte importante.
Assim, a Fundação Nova Cultura da Água, a Universidade Politécnica de Madrid e a Universidade Autónoma de Madrid conjugaram esforços e organizam o primeiro debate público sobre caudais ambientais na bacia do Tejo, na mesmas data das jornadas originalmente previstas, dia 5 de Maio, e com os mesmos oradores.
“OS CAUDAIS AMBIENTAIS NA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO TEJO”
Jornadas de Debate Universitário

Sem comentários:

Enviar um comentário