Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DOS RIOS - MADRID/ VALÊNCIA/ BARCELONA

No próximo fim-de-semana coincidem em vários pontos de Espanha três manifestações e actos de cidadania convocados por diferentes organizações: Plataforma Xúquer Viu (Sueca, Valência, sábado 29 de Maio, “Pelo Xúquer, pelo nosso futuro”), Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água no Tajo/Tejo (Madrid, 28‐29 Maio, “Por um Tejo Vivo”) e Plataforma em Defesa do Ebro (Barcelona, domingo 30 de Maio, “O Ebro sem caudais é a morte do Estuário”), todas com um objectivo comum: a mobilização de cidadãos em defesa dos rios.

Veja quem apoia a manifestação de Madrid, Sueca/Valência e Barcelona.

Estes protestos servirão para demonstrar às autoridades e à opinião pública em geral, o grave estado de deterioração em que se encontra uma boa parte dos rios, aquíferos e águas costeiras em Espanha; mas, sobretudo, contribuem para exigir o cumprimento da Directiva Quadro da Água (DQA) incorporando o público e todas as partes interessadas na tomada de decisões.

CONVOCATÓRIA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA - Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água no Tejo/Tajo e seus afluentes (http://www.redtajo.es/)

CONVOCATÓRIA ONG AMBIENTE - Ecologistas em Acção/ SEO Birdlife/ WWF / Greenpeace

COMUNICADO DA FNCA - Fundação Nova Cultura da Água

IV JORNADAS POR UM TEJO VIVO

LOCALIZAÇÃO DAS JORNADAS


CONVOCATÓRIA
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
(Sexta-feira 28 de Maio, 12:00 horas, Ministério do Ambiente, Madrid)


Representantes de mais de 100 organizações de cidadãos e ecologistas de Espanha e Portugal apresentarão à imprensa as suas reivindicações para o novo plano de gestão da bacia do Tejo
Seguidamente entregarão uma carta com as suas reivindicações à Ministra do Ambiente


Aproveitando as IV Jornadas por um Tejo Vivo que se celebram em Rivas Vaciamadrid nos dias 29 e 30 de Maio de 2010, a Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água no Tejo/Tajo e seus afluentes (www.redtajo.es) reivindica uma mudança radical na gestão do Tejo e seus afluentes e solicita una reunião com a Ministra do Ambiente e do Meio Rural e Marinho para apresentar as suas preocupações. Na conferência de imprensa serão apresentadas as principais carências e problemas da bacia do Tejo, que não sendo solucionadas causarão o incumprimento da normativa comunitária, e a correspondente queixa à Comissão Europeia. Estas acções coincidem com as manifestações de cidadania em Valência e Barcelona ao longo do fim-de-semana em defesa dos rios ibéricos e por uns planos de bacia que respeitem os princípios da Directiva Quadro da Água.

A Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água no Tejo/Tejo engloba mais de 100 organizações de cidadãos, municípios ribeirinhos, e especialistas e universitários da bacia do Tejo. Os membros da Rede contemplam com preocupação a paralisação e os atrasos acumulados na elaboração do novo plano de bacia no Tejo que está provocar graves impactos ambientais, económicos e sociais. O Tejo e os seus rios estão submetidos a graves pressões e a um modelo de gestão que não corresponde aos critérios que emanam da Directiva Quadro da Água e que, portanto, são de cumprimento obrigatório em Espanha.

Com esta finalidade, convocamos os meios de comunicação social para uma conferência de imprensa na sexta-feira, 28 de Maio às 12:00 em frente ao Ministério do Ambiente e Meio Rural e Marinho (Plaza de San Juan de la Cruz, S/N).

Mais informação e contactos:

Alejandro Cano Plataforma de Toledo en Defensa del Tajo +34699497212


Paulo Constantino proTEJO – Movimento pelo Tejo +351919061330


Miguel Angel Hernández Ecologistas en Acción de Castilla-La Mancha +34608823110


David Howell SEO Birdlife +34676508613

Miguel Ángel Sánchez Plataforma en Defensa de los Rios Tajo y Alberche de Talavera +34616983715

Sem comentários:

Enviar um comentário