Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

TEJO PARA TODA A FOICE

Em Maio passado o Secretário de Estado da Água do Governo de Espanha, Josep Puxeu, aprovou um transvase de 20 hectómetros cúbicos (cada hectómetro equivale a um volume igual ao Estádio da Luz) através do Ciguela mas apenas chegou menos de 1 hectómetro.
Como referimos aqui, as perdas foram de 95% da água transvasada, ou seja, desperdiçaram 19 hectómetros cúbicos de água.
A alternativa de utilização de hidroaviões foi considerada inviável face às quantidades de água necessárias.
O Tejo está a ser usado e abusado, suportando todas as necessidades de Espanha, a especulação e o regadio em Murcia, e agora o combate aos incêndios em Tablas de Daimiel que resultam da incúria e má gestão ambiental que vai gerar um desperdício de 6 hectómetros cúbicos de água, a acreditarmos nas taxas de rendimento do Sr. Secretário de Estado da Água.
Em Portugal nem um pio, não se ouve vivalma sobre este assunto, nem sequer um murmúrio, ninguém levanta a voz para denunciar a falta de água no Tejo, que apresenta níveis muito abaixo do normal.
Ainda ontem um pescador se queixava que a água é tão pouca e os limos são tantos que já não conseguem disfrutar deste passatempo.
É lamentável, o Tejo não merece isto!
El País - 14/10/2009
Trasvase de emergencia contra el incendio subterráneo de Daimiel
http://www.elpais.com/articulo/sociedad/Trasvase/emergencia/incendio/subterraneo/Daimiel/elpepisoc/20091014elpepisoc_3/Tes

Sem comentários:

Enviar um comentário