terça-feira, 24 de maio de 2022

proTEJO alerta para “O ecocídio do Tejo pelas novas barragens” e apresenta o projeto “Libertar o rio Nabão" no Seminário Internacional DamRemoval Europe

Nota de Imprensa

proTEJO alerta para “O ecocídio do Tejo pelas novas barragens” 

e apresenta o projeto “Libertar o rio Nabão" 

no Seminário Internacional DamRemoval Europe

24 de maio de 2022

O proTEJO – Movimento pelo Tejo alertou para “O ecocídio do Tejo pelas novas barragens” e apresentou o projeto “Libertar o rio Nabão” no Seminário Internacional DamRemoval Europe que decorreu em Lisboa, nos passados dias 19 e 20 de maio, cujo tema foi a remoção de barreiras como ferramenta de restauro fluvial na Europa (Programa).

Na saída de campo de dia 21 de maio, os participantes do Seminário Internacional DamRemoval Europe visitaram o açude da Matrena em Tomar e deslocaram-se a Vila Nova da Barquinha para assistirem à demonstração de pesca científica integrada na atividade “POR UM TEJO LIVRE - Educação Ambiental sobre Peixes de Água Doce” em celebração do Dia Mundial da Migração dos Peixes, organizada pelo proTEJO e percorrerem o Trilho Panorâmico do Tejo até ao Castelo de Almourol!














O proTEJO defende um rio Tejo livre de novos açudes e barragens - Projeto Tejo e Projeto de Barragem no rio Ocreza - e pela exigência de uma regulamentação daqueles que já existem de modo a garantir: um regime fluvial adequado à prática de atividades náuticas e à migração e reprodução das espécies piscícolas; um estabelecimento de verdadeiros caudais ecológicos; e uma continuidade fluvial proporcionada por eficazes passagens para peixes e pequenas embarcações.

O Tejo merece!

Bacia do Tejo, 24 de maio de 2022

Descarregar a apresentação do proTEJO - Português

 

Download the presentation of proTEJO - English


GALERIA DE FOTOS DO DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DOS PEIXES – 2022


VÍDEO - POR UM TEJO LIVRE - PESCA CIENTÍFICA - DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DOS PEIXES - 2022


EVENTO NO MAPA DO DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DOS PEIXES – VILA NOVA DA BARQUINHA


Documentário da DamRemoval Europe

terça-feira, 10 de maio de 2022

Tejo e Douro unem-se pela proteção dos rios e peixes no Dia Mundial da Migração dos Peixes

Comunicado de imprensa | 10 de maio de 2022

Tejo e Douro unem-se 

pela proteção dos rios e peixes

proTEJO, #MovRioDouro e Rios Livres organizam 

atividades de sensibilização da população no dia 21 de maio,

Dia Mundial da Migração dos Peixes

Os movimentos proTEJO e #MovRioDouro, bem como o projeto do GEOTA, Rios Livres, uniram-se na defesa das bacias do Tejo e do Douro realizam, -  no Dia Mundial da Migração dos Peixes, 21 de Maio - várias atividades de sensibilização, gratuitas, nos rios Tejo e Sousa. 

Na bacia do Tejo, o proTEJO realiza a atividade POR UM TEJO LIVRE - Educação Ambiental sobre Peixes de Água Doce que tem várias iniciativas previstas para o dia, começando pelas 9h30, com uma sessão de Educação Ambiental para os mais jovens, na Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, com o envolvimento da comunidade escolar sobre a importância dos rios livres para a conservação das espécies migratórias, que integrará apresentações do Projeto “Peixes de Água Doce Nativos”, do Livro Vermelho dos Peixes de Água Doce e Migradores e do Projeto “MEGAPREDATOR” MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente / Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior Agrária.

Pelas 11h30, no cais da Avenida dos Plátanos, o proTEJO vai realizar uma demonstração de pesca científica com a identificação, medição, pesagem, caracterização ambiental e recolha de tecidos de peixes, bem como uma demonstração de técnicas de amostragem científica, redinha, armadilhas de luz e redes de emalhar.

Com partida do Parque de Vilela, em Aveleda (Lousada), o #MovRioDouro vai celebrar o Dia Mundial da Migração dos Peixes, com uma caminhada junto ao rio Sousa, em plena Bacia do Douro, no dia 21 de maio, com partida prevista para as 9h15. O percurso, com cerca de 3km, permitirá aos participantes partir à descoberta da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior e assistir a uma demonstração de pesca científica e à recolha de macroinvertebrados do rio. A caminhada contará com a presença de vários biólogos e cientistas e as inscrições - gratuitas mas obrigatórias - podem ser feitas aqui.

As atividades, integradas no Dia Mundial da Migração dos Peixes, contam com o apoio do projeto Rios Livres, do GEOTA, e pretendem sensibilizar  a população das bacias dos dois maiores rios da Península Ibérica para a “necessidade de proteger estes ecossistemas da construção de novas barreiras - como açudes e barragens - e de melhorar a regulamentação das existentes, promovendo verdadeiros caudais ecológicos e uma continuidade fluvial proporcionada por eficazes passagens para peixes e pequenas embarcações”.

Sobre o proTEJO:

O “Movimento Pelo Tejo”, designado abreviadamente como proTEJO, é um movimento de cidadania que assume a missão de sensibilizar e mobilizar os cidadãos na defesa e promoção da bacia hidrográfica do Tejo – rio Tejo e seus afluentes – nas vertentes ambiental, científica, cultural, social e patrimonial, em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas acuações de organização e mobilização social. Promove a conservação dos pilares da vida do rio: a quantidade de água; a qualidade da água; a conectividade fluvial (sem barreiras); o património cultural associado ao rio; e a biodiversidade. Propõe-se a: desenvolver os conhecimentos científicos, tecnológicos e formativos; promover e realizar ações de educação e formação ambiental; realizar estudos e atividades editoriais e eventualmente promover outras ações através de conferências, cursos, seminários e colóquios. Rege-se pelos princípios e regras gerais, consignados universalmente em democracia, dando particular relevo à: Independência; Transparência; Cooperação.

Sobre o #MovRioDouro:

O #MovRioDouro é um movimento de cidadania em defesa dos rios da bacia hidrográfica do Douro, que congrega pessoas, membros da comunidade científica, grupos e associações para a defesa dos rios, através da troca de experiências e informação, da dinamização de ações conjuntas e da defesa de posições comuns junto da sociedade e decisores. Atuará com base numa agenda ambientalista e cidadã, de influência dos decisores e da sociedade, para mudanças efetivas na bacia do Douro. Rege-se pelos princípios: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Pessoas, Cultura e Território; Visão integrada; Independência e Reflexão Crítica; Cooperação e Participação; Transparência.

Sobre o Rios Livres GEOTA:

Rios Livres é um projeto do GEOTA - Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente, cuja missão é promover, proteger e restaurar os rios ibéricos em prol das pessoas e da natureza. Rios Livres é um projeto, único a nível nacional, e defende rios livres e em bom estado ecológico, mobilizando os cidadãos para a proteção e valorização das paisagens, ecossistemas e populações ribeirinhas. Defende ainda a não construção de barragens desnecessárias, promove a necessidade de remoção de barreiras obsoletas prejudiciais aos ecossistemas, apoia a constituição e as ações de movimentos em defesa das nossas bacias hidrográficas, e luta pela melhoria e pelo cumprimento da legislação no âmbito dos recursos hídricos.

Materiais de Comunicação

EVENTO NO MAPA DO DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DOS PEIXES – VILA NOVA DA BARQUINHA

MAPA MUNDO DE EVENTOS DO DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DOS PEIXES

LOCALIZAÇÃO – ESCOLA CIÊNCIA VIVACAIS DA AVENIDA DOS PLÁTANOS

EVENTO NO FACEBOOK

GALERIA DE FOTOS

CARTAZ IMPRESSÃO

CARTAZ INTERNET PT / ENGLISH/ ESPAÑOL

TRÍPTICO INTERNET PT / ENGLISH / ESPAÑOL

 

ADESIVO – LAMPREIASÁVEL - ENGUIA

ADESIVO – LOVE FLOWSHAPPY FISH

HISTÓRIA FACEBOOK - proTEJO

CARTÕES DOURO E TEJO – A / B / C / 1 / 2 / 3 / 4

Mais informações

Paulo Constantino

E-mail: protejo.movimento@gmail.com

Tel: 919 061 3 30

quarta-feira, 4 de maio de 2022

proTEJO - CONVITE - REUNIÃO DE TRABALHO - 10 DE MAIO DE 2022

CONVITE

REUNIÃO DE TRABALHO

10 de maio de 2022

Exmos. Senhores,

O proTEJO – Movimento Pelo Tejo vem convidá-los a estarem presentes na sua Reunião de Trabalho que se realizará no dia 10 de maio de 2022 (terça-feira) pelas 21 horas, por videoconferência acessível na ligação https:/meet.jit.si/proTEJO20220510, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1º Ponto de situação da execução do Plano de Atividades do proTEJO;

a) Balanço da Caravana pela Justiça Climática;

b) Participação no Seminário Internacional da Dam Removal Europe – 19 de maio de 2022;

c) Celebração do Dia Mundial da Migração dos Peixes – 21 de maio de 2022;

d) Iniciativa Legislativa de Cidadãos – Proteção dos Ativistas Ambientais;

e) 10ª Edição do Vogar Contra a Indiferença – 17 de setembro de 2022;

f) Seminário Tejo Vivo e Vivido – outubro de 2022;

g) Projetos do proTEJO:

             i.      Restauração fluvial, educação ambiental e rios livres;

             ii.      Site do proTEJO / Campanha de angariação de adesões.

2º Queixa à Comissão Europeia pela inadequada gestão de caudais ecológicos pelos governos Espanha e Portugal, bem como pela Iberdrola;

3º Alegações ao Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste;

4º Poluição dos afluentes do rio Tejo;

5º Diversos.

Remetemos ainda a apresentação do proTEJO atualizada a final de 2021 - Descarregar.

Esta iniciativa encontra-se aberta às organizações e aos cidadãos que referenciem como partilhando este objetivo, pelo que agradecemos que as convidem a estarem presentes.

PARTICIPEM!

SÓ COM A VOSSA PRESENÇA PODEMOS SEGUIR EM FRENTE NA DEFESA DO TEJO!

A PARTICIPAÇÃO DOS ADERENTES E O ENVOLVIMENTO DOS CONVIDADOS É UM IMPORTANTE INCENTIVO MORAL!

CONTAMOS CONVOSCO!

terça-feira, 3 de maio de 2022

POR UM TEJO LIVRE - Dia Mundial da Migração dos Peixes - Educação Ambiental sobre Peixes de Água Doce - 21 de Maio de 2022

CONVITE

Dia Mundial da Migração dos Peixes

POR UM TEJO LIVRE

Educação Ambiental sobre Peixes de Água Doce

21 de maio de 2022

O proTEJO – Movimento pelo Tejo celebrará o Dia Mundial da Migração dos Peixes com a atividade “POR UM TEJO LIVRE - Educação Ambiental sobre Peixes de Água Doce” apelando à participação de todos os jovens da bacia do Tejo.

Esta celebração decorrerá na Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha na manhã do dia 21 de maio de 2022 numa atividade de educação ambiental com o envolvimento da comunidade escolar sobre a importância dos rios livres para a conservação das espécies migratórias que integrará apresentações do Projeto “Peixes de Água Doce Nativos”, do Livro Vermelho dos Peixes de ÁguaDoce e Migradores e do Projeto “MEGAPREDATOR”MARE | Centro de Ciências doMar e do Ambiente / Instituto Politécnico de Santarém – Escola SuperiorAgrária.

Em seguida será realizada uma demonstração de pesca científica com a identificação, medição, pesagem, caracterização ambiental e recolha de tecidos de peixes, bem como de demonstração de técnicas de amostragem científica, redinha, armadilhas de luz e redes de emalhar.

O proTEJO defende um rio Tejo livre de novos açudes e barragens - Projeto Tejo e Projeto de Barragem no rio Ocreza - e pela exigência de uma regulamentação daqueles que já existem de modo a garantir: um regime fluvial adequado à prática de atividades náuticas e à migração e reprodução das espécies piscícolas; um estabelecimento de verdadeiros caudais ecológicos; e uma continuidade fluvial proporcionada por eficazes passagens para peixes e pequenas embarcações.

Pretende-se ainda consciencializar as populações ribeirinhas para a sobre exploração da água do Tejo que se avizinha com a construção de novos açudes e barragens e a que já existe face à gestão economicista das barragens hidroelétricas da Estremadura espanhola, aos transvases da água do Tejo para a agricultura intensiva no sul de Espanha e à agressão da poluição agrícola, industrial e nuclear, realçando ainda a importância do regresso de modos de vida ligados à água e ao rio que as atividades de educação e turismo de natureza, cultural e ambiental permitirão sustentar.

O Tejo merece!

EVENTO NO MAPA DO DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DOS PEIXES (WFMD)

MAPA DE EVENTOS DO DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DOS PEIXES (WFMD)

EVENTO NO FACEBOOK

LOCALIZAÇÃO - ESCOLA CIÊNCIA VIVACAIS DA AVENIDA DOS PLÁTANOS

GALERIA DE FOTOS

CARTAZ IMPRESSÃO

CARTAZ NET - PORTUGUÊS - ENGLISH - ESPAÑOL

TRIPTICO IMPRESSÃO - PORTUGUÊS - ENGLISH - ESPAÑOL

NOTA DE IMPRENSA

ADESIVOS - LAMPREIA - SÁVEL - ENGUIA - LOVE FLOWS - HAPPY FISH

HISTÓRIA FACEBOOK - proTEJO

CARTÕES DOURO E TEJO – A / B / C / 1 / 2 / 3 / 4


Documentário - Love Flows

Mais informação: Paulo Constantino +351919061330