Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

domingo, 27 de novembro de 2016

RELATÓRIO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO SOBRE A POLUIÇÃO NO RIO TEJO

O Relatório da Comissão de Acompanhamento sobre a Poluição no Rio Tejo foi apresentado no passado dia 26 de Novembro e disponibiliza-mo-lo aqui no sentido de recolher os vossos contributos até ao próximo dia 9 de Dezembro com vista à emissão de uma posição do proTEJO sobre este documento.

A vossa participação é fundamental para uma apreciação mais completa e diversa sobre o problema da poluição no rio Tejo e seus afluentes.
O Tejo merece!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

CARTA ABERTA AO SENHOR MINISTRO DO AMBIENTE “POR UM TEJO VIVO SEM POLUIÇÃO”

Exmo. Senhor Ministro do Ambiente
João Pedro Matos Fernandes
O proTEJO é um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do Tejo em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas atuações de organização e mobilização social.
Neste âmbito, realizámos em 26 de setembro de 2015 uma “Manifestação contra a poluição no rio Tejo” face ao significativo número de episódios de poluição que o rio Tejo vinha sofrendo, visíveis a olho nu e registados por diversos cidadãos que integram a rede de vigilância do rio Tejo deste movimento.
Em consequência dos protestos realizados constatou-se que o Ministério do Ambiente aumentou a sua ação no terreno através da intervenção da IGAMAOT e em resultado disso registou-se de fato uma diminuição nas ocorrências de poluição ainda durante o ano de 2016.
No entanto, nos últimos dias de outubro e início de novembro do ano corrente a poluição visível no rio Tejo tem vindo novamente a aumentar constatando-se um aumento do número das ocorrências e um significativo nível de poluição.
Neste sentido vimos juntos de vossa Ex.ª requerer que sejam tomadas medidas que permitam obviar e impedir a continuação da poluição do rio Tejo, designadamente:
1º A brevidade da finalização e publicidade do “Plano de combate à poluição do rio Tejo” que se encontra a ser elaborado pela Comissão nomeada pelo Senhor Ministro do Ambiente.
Com efeito o prazo limite estabelecido pelo Senhor Ministro do Ambiente para final de setembro de 2016, após prorrogação do prazo inicial de final de junho de 2016, já se encontra largamente ultrapassado em mais de um mês sem que seja dado a conhecer o conteúdo do referido plano;
2º O incremento da intervenção da IGAMAOT e da Agência Portuguesa do Ambiente tendo em vista a deteção das origens e dos focos de poluição que estão a agravar-se neste momento, bem como a tomada das ações coercivas que impeçam a continuidade da ação poluidora.
Bacia do Tejo, 4 de Novembro de 2016
Pelo proTEJO,
Paulo Constantino
José Moura

(porta-vozes do proTEJO)