Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

ACORDO DE COOPERAÇÃO CELEBRADO ENTRE O INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM E A UNIVERSIDADE DE CASTILLA LA MANCHA

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) e a Universidade de Castilla - La Mancha (UCLM), de Talavera de la Reina celebraram um acordo para o desenvolvimento da cooperação entre as duas instituições, que têm o rio Tejo como factor comum de identidade, num e noutro País.
Aqui fica o comunicado de imprensa emitido:
 FOLHA DE IMPRENSA
Acordo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade de Castilla – La Mancha

Entre o Instituto Politécnico de Santarém (IPS) e a Universidade de Castilla - La Mancha (UCLM), de Talavera de la Reina, será hoje firmado um acordo para o desenvolvimento da cooperação entre as duas instituições, que têm o rio Tejo como factor comum de identidade, num e noutro País.
Com este acordo o Instituto Politécnico de Santarém cumpre com a sua política de internacionalização, com o objectivo de proporcionar aos seus estudantes, professores e à comunidade em que se insere, condições de desenvolvimento humano.
Com este acordo possibilita-se a cooperação interuniversitária nas áreas de ensino, de investigação e desenvolvimento.
Existem condições para:
- a participação de pessoal docente, de investigadores e de estudantes em simpósios, seminários e conferências;
- intercâmbios de professores para ensino ou investigação;
- intercâmbios de estudantes;
- abrir linhas conjuntas de investigação;
- participar conjuntamente em programas europeus de cooperação interuniversitária.
- participar em programas de mobilidade recíproca.
Para além destes compromissos o IPS e a UCLM concordam em:
- Promover publicações que resultem dos trabalhos executados no âmbito desta cooperação;
- Defender a cultura, o património e os símbolos identitários dos povos ribeirinhos do Tejo, com particular destaque para a cultura dos pescadores Avieiros.
Numa altura em que se procuram novas especializações e em que o intercâmbio entre instituições de ensino europeu faz cada vez mais sentido, a assinatura deste acordo de cooperação entre duas instituições de ensino superior, de Portugal e de Espanha, não só aproxima as comunidades académicas dos dois países, como ajuda a promover qualificações mais amplas, que sirvam melhor os interesses das regiões e dos povos em que estas instituições se inserem.
Santarém, 24 de Fevereiro de 2012
Instituto Politécnico de Santarém,
Universidade de Castilla – La Mancha

Sem comentários:

Enviar um comentário